domingo, 14 de setembro de 2014

Gengivite

Você deve já ter sentido uma inflamação na gengiva e uma dor que só quem já teve sabe o que eu estou falando (no caso digitando né, rs) mas isso no casa é uma gengivite que pode ser tratada. Confira:

Causas
A gengivite é uma forma de doença periodontal. A doença periodontal consiste em inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes, inclusive as gengivas, os ligamentos periodontais e os ossos alveolares.
ADAM
A gengivite destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes

A gengivite é resultado dos efeitos a longo prazo do acúmulo de placas. A placa é um material grudento feito de bactéria, muco e resíduos de comida que se desenvolve nas partes expostas dos dentes. É a maior causa de cárie dentária. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso na base do dente. A placa e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro deixam as gengivas infectadas, inchadas e sensíveis.
Danos às gengivas resultantes de qualquer causa, inclusive de excessiva escovação ou limpeza com fio dental vigorosa, podem causar gengivite.
As seguintes situações aumentam o risco de desenvolver a gengivite:
  • Moléstias em geral
  • Higiene dental precária
  • Gravidez (mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas)
  • Diabetes não controlado

Ainda, dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aplicações bucais mal encaixadas ou mal limpas (tais como aparelhos, dentaduras, pontes e coroas) podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.
Também estão associados à gengivite medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados, como chumbo e bismuto.
Muitas pessoas têm gengivite em graus variáveis. Geralmente surge na puberdade ou no ínicio da vida adulta, devido a mudanças hormonais, e pode persistir ou reaparecer com frequência, dependendo da saúde dos dentes e das gengivas.

Exames

O dentista vai examinar a boca e os dentes procurando por gengivas moles, inchadas e roxo avermelhadas. Os depósitos de placa e tártaro podem ser vistos na base dos dentes. As gengivas geralmente são indolores ou levemente sensíveis.
Outros testes não são necessários, embora raios X dentários e medidas do osso dental possam ser realizadas para determinar se a inflamação atingiu as estruturas de suporte dos dentes.
Consulte: Periodontite


Sintomas de Gengivite


  Sangramento nas gengivas(sangue ao escovar, mesmo quando se escova os dentes suavemente)
  
  Gengivas com um aspecto de um vermelho vivo ou arroxeado
 
  Gengivas sensíveis somente quando se toca nelas
 
   Lesões na boca
 
   Gengivas inchadas
 
   Gengivas com um aspecto de brilho.

Buscando ajuda médica
Procure seu dentista se os sintomas da gengivite estiverem presentes, principalmente se não tiver sido realizada nenhuma limpeza ou nenhum exame nos últimos 6 meses.                                            
Procure assistência médica se o seu dentista tiver recomendado tratamento médico para doenças subjascentes que contribuem para o desenvolvimento da gengivite.


Tratamento de Gengivite
O objetivo é reduzir a inflamação. Os dentes são completamente limpos por um profissional. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover os acúmulos dos dentes.
Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. O profissional vai mostrar como escovar e como usar o fio dental. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves. Além de uma escovação e uma limpeza com fio dental cuidadosa e frequente, o uso de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos pode ser aconselhado.
Recomenda-se o reparo de dentes desalinhados ou a substituição de aparelhos ortodônticos e dentários. Quaisquer outras doenças subjascentes devem ser tratadas.

Cuide bem da sua boca, para não poder ter gengivite. Caso ocorra, procure um profissional.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gengivite
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário