domingo, 14 de setembro de 2014

Gengivite

Você deve já ter sentido uma inflamação na gengiva e uma dor que só quem já teve sabe o que eu estou falando (no caso digitando né, rs) mas isso no casa é uma gengivite que pode ser tratada. Confira:

Causas
A gengivite é uma forma de doença periodontal. A doença periodontal consiste em inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes, inclusive as gengivas, os ligamentos periodontais e os ossos alveolares.
ADAM
A gengivite destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes

A gengivite é resultado dos efeitos a longo prazo do acúmulo de placas. A placa é um material grudento feito de bactéria, muco e resíduos de comida que se desenvolve nas partes expostas dos dentes. É a maior causa de cárie dentária. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso na base do dente. A placa e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro deixam as gengivas infectadas, inchadas e sensíveis.
Danos às gengivas resultantes de qualquer causa, inclusive de excessiva escovação ou limpeza com fio dental vigorosa, podem causar gengivite.
As seguintes situações aumentam o risco de desenvolver a gengivite:
  • Moléstias em geral
  • Higiene dental precária
  • Gravidez (mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas)
  • Diabetes não controlado

Ainda, dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aplicações bucais mal encaixadas ou mal limpas (tais como aparelhos, dentaduras, pontes e coroas) podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.
Também estão associados à gengivite medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados, como chumbo e bismuto.
Muitas pessoas têm gengivite em graus variáveis. Geralmente surge na puberdade ou no ínicio da vida adulta, devido a mudanças hormonais, e pode persistir ou reaparecer com frequência, dependendo da saúde dos dentes e das gengivas.

Exames

O dentista vai examinar a boca e os dentes procurando por gengivas moles, inchadas e roxo avermelhadas. Os depósitos de placa e tártaro podem ser vistos na base dos dentes. As gengivas geralmente são indolores ou levemente sensíveis.
Outros testes não são necessários, embora raios X dentários e medidas do osso dental possam ser realizadas para determinar se a inflamação atingiu as estruturas de suporte dos dentes.
Consulte: Periodontite


Sintomas de Gengivite


  Sangramento nas gengivas(sangue ao escovar, mesmo quando se escova os dentes suavemente)
  
  Gengivas com um aspecto de um vermelho vivo ou arroxeado
 
  Gengivas sensíveis somente quando se toca nelas
 
   Lesões na boca
 
   Gengivas inchadas
 
   Gengivas com um aspecto de brilho.

Buscando ajuda médica
Procure seu dentista se os sintomas da gengivite estiverem presentes, principalmente se não tiver sido realizada nenhuma limpeza ou nenhum exame nos últimos 6 meses.                                            
Procure assistência médica se o seu dentista tiver recomendado tratamento médico para doenças subjascentes que contribuem para o desenvolvimento da gengivite.


Tratamento de Gengivite
O objetivo é reduzir a inflamação. Os dentes são completamente limpos por um profissional. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover os acúmulos dos dentes.
Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. O profissional vai mostrar como escovar e como usar o fio dental. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves. Além de uma escovação e uma limpeza com fio dental cuidadosa e frequente, o uso de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos pode ser aconselhado.
Recomenda-se o reparo de dentes desalinhados ou a substituição de aparelhos ortodônticos e dentários. Quaisquer outras doenças subjascentes devem ser tratadas.

Cuide bem da sua boca, para não poder ter gengivite. Caso ocorra, procure um profissional.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gengivite
 

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Você já deve ter se parado e pensado que o Dentista(a) só fica no consultório dele atendendo os pacientes, mas não o Dentista(a) também pode trabalhar em hospitais se ele optar, principalmente para fazer a Cirurgia Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e se você não faz a mínima ideia do que é isso, continue lendo que suas duvidas serão completamente solucionadas.

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hioide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante. Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas. Hipócrates já mencionava lesões da boca e efetuava certos tratamentos desde a dor de dentes ao tratamento de fraturas na face. Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais. A cirurgia buco-maxilo-facial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias para adaptações protéticas entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados. São as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas entre outras. Na atualidade em que aumenta assustadoramente o número de casos de traumatismos faciais, em que a sobrevida do paciente após o trauma inicial tem sido assegurada com maior constância, É mais que necessário um serviço da especialidade no município. A princípio os procedimentos menores incluem as exodontias (extração de dentes) exodontias de dentes não irrompidos, ou que ao se desenvolverem não se acomodaram na arcada devido a falta de espaço, que neste caso é necessário um exame mais detalhado do caso, como radiografias, ou mesmo tomografias computadorizadas para um melhor diagnóstico e planejamento cirúrgico. A remoção de cistos do complexo maxilo-mandibular, que são lesões que se desenvolvem dentro do osso e o expandem, contendo líquido no seu interior, desencadeado por diversas causas. Os tumores de pequenas proporções oriundos de glândulas salivares, aumento de volume nas gengivas, ou dos tecidos adjacentes. Correções cirúrgicas para adaptação de próteses, implantes osteointegrados, também compõe esta gama de cirurgias ditas menores. Se você realmente se interessar, lute pelos seus objetivos.

Obrigada pela visita e continue acompanhando!

Campo de atuação.

Oi, hoje irei falar um pouco sobre a área de atuação que podemos ter na odontologia. Todos os profissionais podem trabalhar com diagnostica e tratar doenças bucodentais, estabelecendo e executando planos de tratamento compatíveis com as condições socioeconômicas do paciente. Odontologista atua em clinicas particulares; instituições publicas e/ou privadas; instituições de ensino ( magistério e/ou pesquisa), odontologia curativa, preventiva e legal.

Espero que tenham gostado e aguarde próximas postagens!!

Fonte: Revista 2015 Universidade Santa Cecília.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Totalmente Branco!

Olá, a postagem de hoje será um pouco mais curta, irei comentar sobre o uniforme odontológico, a cor que usa etc. Confira:

O uniforme da odontologia pode ser um pouco confundido com o da medicina e de outros médicos, pois é completamente formado pela cor branca. Para começar, ele tem que ser composto de calças, blusas e sapatos brancos, e de preferencia sapatos fechados, e por cima de tudo, deve conter um jaleco que também tem que ser branco.

Vocês devem reparar que todo profissional da saúde usa branco e já devem ter se perguntado o porque da cor branca, mas então vou responder. Desde a Grécia eles usavam uniformes branco, pois da o ar de limpeza e associado a limpeza que é fácil de ser vista ao branco.

Espero que tenham gostado até mais.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Curiosidades Sobre Odontologia.

Olá, hoje irei comentar um pouco sobre algumas curiosidades sobre a profissão que quero exercer no futuro. Veja à seguir:

Os registros históricos demonstram que com o domínio do fogo e o fato do homem passar a cozinhar os alimentos, associado ao ingresso da dieta à base de amido, começaram as agressões aos dentes e suas consequências.

Por muitos séculos o oficio de tratar os dentes era praticado pelos barbeiros e curiosos, foi no século XVIII, devido aos trabalhos do francês PIERRE FAUCHARD que fundou-se a Odontologia moderna.

Foi em 25 de outubro de 1884, um decreto imperial criava as primeiras Faculdades de Odontologia no Brasil.
 
O ensino superior de Odontologia no Brasil é muito semelhante a escola Americana, ou seja, o profissional é preparado em média por 4 a 5 anos com estudos específicos na área de Odontologia, associados a conhecimentos médicos gerais.



Veja mais em: http://www.abcdasaude.com.br/odontologia/curiosidades-da-odontologia

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Perfil Odontológico!

Olá, hoje irei falar um pouco sobre o perfil de um Dentista. Confira:

Interesse por atividades que proporcionem saúde, beleza e qualidade de vida ás pessoas. Gostar de gente e de trabalhar em favor de seu bem-estar e reabilitação. Boa coordenação motora. Habilidades Manuais.

Espero que tenham gostado, até mais!

Fonte: Dicionário/ Guia de Profissões Metodologia OPEE

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como tudo começou.. O surgimento para o sorriso perfeito!

Olá!!! Hoje irei falar um pouco sobre como surgiu a Odontologia. Vamos ver que faz bastante tempo que as pessoas criaram esse hábito de sempre ir ao consultório de um dentista, e procurar ter essa vadiagem, que hoje em dia é uma das higienes que o ser humano tem. Veja:

odontologia era denominada "arte dentária" nos seus primórdios, nasceu na Pré-História porém seus registros mais remotos datam de 3.500 A.C. na região mesopotâmica. Assim como na medicina, as afecções de competência odontológica eram tratadas com magia e religião. Existiam orações que prometiam a cura da cárie! A propósito, a cárie era chamada nas inscrições da época de gusano dentário.
A profissão odontológica foi sendo construída paulatinamente, sendo exercida de início por sacerdotes e médicos e depois sendo relegada aos charlatões até que um segmento profissional se dedicasse a ela. Precisar o momento em que a odontologia nasceu é difícil, pois assim como a medicina, está intimamente ligada ao aparecimento do próprio homem com o advento de suas primeiras dores. As primeiras documentações que sugeriam tratamento para as infecções bucais são encontradas nos papiros egípcios, porém a medicina egípcia era de forte tendência demoníaca e sobrenatural em contraposição à medicina mesopotâmica que era mais racional e científica.

Hipócrates, grego, considerado o pai da medicina, escreveu em seus estudos aspectos relacionados à Odontologia, tais como a descrição da cárie dentária, a má oclusão, os abscessos, entre outros. Com o decorrer dos tempos a odontologia entra em sua época pré-científica, surgem publicações onde são exploradas as relações dessa ciência com outras afecções, os grandes anatomistas contribuem grandemente para o avanço do conhecimento da morfologia do ser humano. 

A fase científica é descortinada por Pierre Fauchard, considerado o PAI DA ODONTOLOGIA, no século XVIII onde inicia sua carreira como cirurgião e dedica-se exclusivamente à odontologia, publicando uma obra sobre cirurgia oral.

Finalmente, no século XIX a odontologia projeta-se e chega à América devido à fundação da Sociedade de Cirurgiões-Dentistas de Nova York, à criação da primeira escola americana especializada na prática dental a Escola de Odontologia de Baltimore e à publicação do primeiro jornal especializado o The American Journal of Dental Science.

Espero que vocês tenham gostado. Fiquem ligados que logo tem mais postagens.

Fonte: http://artedentaria.blogspot.com.br/2011/05/historia-da-odontologia-no-mundo.html